Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Academia
Início do conteúdo da página

Academia

Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 10h54 | Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 10h56 | Acessos: 2362

PROJETO: ACADEMIA ESCOLA DA FEFF

 

Coordenador: Prof. MSc. Ivan de Jesus Ferreira

 Vice-Coordenador: Prof. MSc. Daurimar Pinheiro Leão

Nome

Email

Lattes

IVAN DE JESUS FERREIRA

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

http://lattes.cnpq.br/4527078819640182

DAURIMAR PINHEIRO LEÃO

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

http://lattes.cnpq.br/3660911629829910

  

Resumo do Projeto

 É consenso a literatura específica afirmar que o exercício praticado de forma regular proporciona benefícios para a saúde. Para que esses benefícios possam ser acompanhados faz-se necessária orientação das atividades físicas de forma sistematizada e regular, embasada nos conhecimentos técnicoscientíficos amparados por um profissional capacitado, fazendo desta forma que a orientação fique mais segura. Porém, a segurança também exige a utilizaçãode local adequado para tal prática, a junção destes dois pontos torna a base deste Projeto. Em Manaus não existe um local onde estejam associados 
recursos materiais e humanos capacitados com baixo custo para o usuário como na ACADEMIA ESCOLA da FEFF na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas UFAM.

  Objetivo Geral

 Desenvolver atividades de academia com vista na realização de ações de ensino, pesquisa e extensão envolvendo discentes dos cursos de Educação 
Física da FEFF/UFAM.

  Objetivo Específico

  1. Fornecer aos usuários atividades físicas orientadas baseadas em parâmetros precisos para melhoria dos componentes da aptidão física relacionados à saúde;
  2. Arrecadar recursos para manutenção e reinvestimento na Academia da FEFF e dependências esportivas da FEFF;
  3. Possibilitar melhores condições para capacitação dos integrantes (docentes / discentes) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia.

 Metodologia

 O projeto ACADEMIA SCOLA DA FEFF atende de forma institucionalizada, preferencialmente à comunidade interna da UFAM, e havendo vagas disponíveis poderá atender a comunidade externa, através do projeto auto-sustentável, bem como, o ensino nos três níveis: no curso de graduação do Bacharelado de Educação Física, nos projetos de extensão e pesquisa, conforme disposto nos horários abaixo.

As atividades desenvolvidas serão realizadas conforme disposto no quadro 1, de segunda a sexta e seguirão o calendário acadêmico da UFAM para feriados. Nos recessos o funcionamento será normal conforme as particularidades do mesmo:

Horário

Atividades

07h00 ~ 10h00

Atendimento a comunidade para captação de recursos

12h00 ~ 13h00

Horário de manutenção

13h00 ~ 17h00

Graduação (ensino, pesquisa e extensão)

17h00 ~ 20h00

Atendimento a comunidade para captação de recursos

  Atendimento à Comunidade

 A parte do projeto estabelecida no quadro 01 será desenvolvida em três etapas:

A primeira ocorrerá no primeiro ano de execução do projeto (sala de musculação), a segunda (clube de corrida) e terceira (sala de ginástica) e áreas do Centro de Esportes da FEFF, com abrangência das atividades de GINÁSTICA DE ACADEMIA, MUSCULAÇÃO DE ACADEMIA, TREINO FUNCIONAL. Os alunos beneficiados serão avaliados pelo LEPAFI/FEFF utilizando, medidas antropométricas e testes motores específicos das atividades do Projeto.

Será requerido também um Exame Médico Funcional cuja avaliação irá considerá-Io aptos ou inaptos para realização da avaliação física e freqüentar asatividades do projeto, tão logo efetue o pagamento da taxa de manutenção e prestação de serviços.

Todas as Atividades serão realizadas e monitoradas por acadêmicos do curso de Educação Física que farão avaliação e prescrição de programas bem como o acompanhamento. Preparação, orientação e monitoramento dos monitores pelos Coordenadores do projeto através de curso básico referentes às atividades propostas, conforme os padrões de administração e operacionalização de academias.

Os alunos beneficiados envolvidos no projeto terão atividades de duas (02) a cinco (05) vezes por semana com duração média de sessenta (60) minutos por aula com estrutura descrita nos apêndices 1 e 2.

 Montagem das Turmas

 Após o encaminhamento do setor de avaliação física, os alunos beneficiados irão realizar um período de até 15 dias de familiarização e adaptação com os equipamentos e exercícios. A entrada de novos alunos beneficiados ocorrerá sempre o 25 dia do mês e o terceiro do mês seguinte. Sendo que a capacidade máxima atingida (160 beneficiado), uma nova entrada somente será permitida a partir da desistência de algum beneficiado. O projeto irá funcionar em horários estabelecidos O nível de atividade física dos clientes será determinado inicialmente pelo período de prática com a atividade física pretendida conforme o quadro 02:

Turma/Nível

Dias/Horas

Seg

Ter

 

Qua

Qui

Sex

T01- Nível 1/ Destreinados

07/08

 

07/08

 

07/09

T02 - Nível 2/ Recreacionalmente Treinados

08/10

07/09

08/10

07/09

08/10

T03- Nível 3/ Altamente Treinados

07/09

07/09

07/09

07/09

07/09

T04- Nível 1/ Destreinados

17/18

 

17/18

 

17/18

T05- Nível 3/ Altamente Treinados

8/20

19/20

18/19

19/20

18/20

T06- Nível 2/ Recreacionalmente Treinados

17120

17/20

17/20

17/20

17/20

 

LEGENDA

  1. Destreinados:São indivíduos que não tem treinado regularmente por um ano (entendo que seja até a data da nossa intervenção);
  2. Recreacionalmente Treinados:São indivíduos que tem treinado regularmente por um ano, mas menos que cinco anos;
  3. Altamente Treinados:São indivíduos que tem treinado regularmente por pelo menos cinco anos.

Seleção de Monitores

Os monitores que farão parte do projeto serão selecionados para corresponder aos critérios abaixo:

  1. Atendimento à comunidade para captação de recursos: ser acadêmicos dos Cursos de Educação Física da UFAM cursando no mínimo o 3° período e no máximo o 6° período;
  2. Gerenciamento do espaço em horários das atividades de ensino, pesquisa e extensão: ser acadêmicos dos cursos de Educação Física ou Fisioterapia da UFAM.

Os acadêmicos selecionados para o item 1 receberão treinamento de 20 horas para entendimento das diretrizes revista para atendimento ao público tanto no aspecto técnico, quanto no pedagógico.

 Equipe

MEMBRO

RECURSO

FUNÇÕES

CARGA HORÁRIA TOTAL

IVAN DE JESUS FERREIRA

FEFF

COORDENADOR

120

DAURIMAR PINHEIRO LEÃO

FEFF

VICE-COORDENADOR

120

TÉCNICO ADMINISTRATIVO

FEFF

PARTICIPANTES NA EQUIPE DE EXECUÇÃO

120

DISCENTES / BOLSISTAS

FEFF

576

registrado em:
Fim do conteúdo da página