Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bach Treinamento Esportivo
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Treinamento Esportivo

Publicado: Quarta, 11 de Julho de 2018, 11h53 | Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2020, 11h35 | Acessos: 2529

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - TREINAMENTO ESPORTIVO

COORDENADORA DO CURSO: PROF DRA KARLA DE JESUS

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ALTERAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO 2018

PROJETO PEDAGÓGICO

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

 

APRESENTAÇÃO

 O Curso de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas foi o único a formar, por mais de três décadas, professores no Norte do Brasil, sendo responsável, portanto, pela inserção no mercado de trabalho, de profissionais devidamente qualificados para atuação como professor, técnico, gestor e pesquisador.O curso de Graduação em Educação Física da FEF/UFAM promove uma formação de caráter generalista, com fundamento humanista e possibilitará uma intervenção acadêmico-profissional de forma crítica, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética, assegurando ainda a indissociabilidade teoria-prática por meio da utilização da prática como componente curricular, do estágio profissional curricular supervisionado e de atividades complementares de caráter acadêmico-científico-culturais.

Atualmente a Faculdade de Educação Física oferta três cursos de formação ao nível da graduação: Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Educação Física nas especialidades de Treinamento Esportivo e Promoção da Saúde e Lazer.

A formação do Bacharel em Educação Física na especialidade do Treinamento Esportivo irá qualificar o egresso para uma atuação profissional com capacidade para analisar criticamente a realidade social, e nela intervir acadêmica e profissionalmente através das diferentes manifestações e expressões do movimento humano. O campo de atuação do profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade na área da Educação Física, nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento Humano intencional, através das atividades físicas, esportivas esimilares, sejam elas formais e não formais tais como (ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, musculação entre tantas outras). Este campo é delimitado pela capacidade profissional de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas, do desporto e similares. Deverão, outrossim, ser consideradas as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional.

 

DADOS DO CURSO

 Nome do Curso: Bacharelado em Educação Física – Treinamento Esportivo

Modalidade oferecida: Bacharelado

Título acadêmico oferecido: Bacharel em Educação Física – Treinamento Esportivo

Modalidade de Ensino: Presencial

Regime de matrícula: Semestral

Tempo de integralização: mínimo de 4 anos, máximo de 6 anos  meio

Carga horária mínima: 3060 horas

Número de vagas autorizadas:

Turnos de funcionamento do curso: vespertino

Endereço e funcionamento do curso: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, localizada no Mini Campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM): Av. Rodrigo Octávio Ramos, 6.200, Setor Sul Jordão, Coroado I.

Forma de ingresso: PSC (Processo Seletivo Contínuo) e ENEM/SISU (Sistema de Seleção Unificada) – 50% para cada. Outras formas de ingresso seriam: Processo Seletivo Macro Verão, o Processo Seletivo Extramacro, a Transferência Ex-Offício (obrigatória), Programa de Estudante Convênio e Aluno Cortesia (conforme Regimento Interno da UFAM).

Atos legais do curso: Foi autorizado

Conceito de Curso em 2016: Conceito 4

Resultado do ENADE no último triênio: 5

Relação de convênios vigentes com outras instituições:

 PERFIL DO EGRESSO

Profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que habilita para o estudo, pesquisa, esclarecimento e intervenção profissional, no contexto regional, local e nacional, a partir de uma formação alicerçada em conhecimentos biodinâmicos, comportamentais, sócio-antropológicos, científico- tecnológicos, pedagógicos, técnico-funcionais e instrumentais, que o capacitam para atuar em equipes multiprofissionais, aplicando métodos e técnicas de desenvolvimento das atividades físicas, podendo atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, promover estilos de vida saudáveis, desenvolver e participar de pesquisas com o objetivo de aprimorar a qualificação profissional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página