Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fisioterapia
Início do conteúdo da página

Fisioterapia

Publicado: Quarta, 11 de Julho de 2018, 11h58 | Última atualização em Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 11h38 | Acessos: 4824

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

COORDENADOR DO CURSO: PROF DR. ESMERALDINO MONTEIRO DE FIGUEIREDO NETO

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

PROJETO PEDAGÓGICO DE FISIOTERAPIA 2017.2 

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA

 

APRESENTAÇÃO

 A Fisioterapia é uma ciência da área da saúde que se propõe a estudar, prevenir e tratar os distúrbios cinético-funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados através de alterações genéticas, traumas ou doenças adquiridas ao longo da vida.

Como atividade de saúde, a Fisioterapia teve a sua regulamentação sancionada através do Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFITO, Decreto 9.640/84 e Lei 8.856/94.

As áreas de atuação profissional para o bacharel em Fisioterapia compreendem o âmbito clínico, a saúde coletiva, a educação, o esporte, a atenção à saúde do trabalhador e a indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico, nos diferentes níveis de atenção. Dessa forma, a formação do profissional fisioterapeuta pressupõe uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com uma capacidade de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual.

O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF da Universidade Federal do Amazonas/UFAM é um curso criado a partir do Projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-REUNI, no segundo semestre de 2007. Em 2012, o curso passou por uma avaliação do Ministério da Educação e da Cultura com vistas ao seu reconhecimento. Na oportunidade foi elaborado um relatório com algumas recomendações necessárias para melhoria do curso. Isso motivou o Núcleo Docente Estruturante a desenvolver um novo Projeto Pedagógico para o Curso considerando essa demanda, as Diretrizes Curriculares Nacionais e o oferecimento de formação universitária condizente com as questões que a época e as características da Saúde no Brasil, principalmente da região Norte, exigiam.

  1.  DADOS DO CURSO
  2. a) Nome do curso:Bacharelado em Fisioterapia
  3. b) Modalidade oferecida:Bacharelado
  4. c) Titulo acadêmico oferecido:Bacharel em Fisioterapia (Graduação)
  5. d) Modalidade de ensino:Presencial
  6. e) Regime de matrícula:semestral
  7. f) Tempo de integralização:mínimo: 5 anos; máximo: 7 anos e meio
  8. g) Carga horária mínima:160 horas
  9. h) Número de vagas autorizadas:42
  10. i) Turnos de funcionamento do curso:integral
  11. j) Endereço e funcionamento do curso:Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, localizada no Mini Campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM): Av. Rodrigo Octávio Ramos, 6.200, Setor Sul Jordão, Coroado I.
  12. k) Forma de ingresso:PSC (Processo Seletivo Contínuo) e ENEM/SISU (Sistema de Seleção Unificada) – 50% para cada. Outras formas de ingresso seriam: Processo Seletivo Macro Verão, o Processo Seletivo Extramacro, a Transferência Ex-Offício (obrigatória), Programa de Estudante Convênio e Aluno Cortesia (conforme Regimento Interno da UFAM)
  13. l) Atos legais do curso:Foi autorizado pela Resolução 006/2007 de 1CEG/CONSEPE de 14 de março de 2007.
  14. m) Conceito de Curso em 2012:Conceito 3
  15. n) Resultado do ENADE no último triênio:4
  16. o) Relação de convênios vigentes do curso com outras instituições:Hospitais, Unidades de Saúde, Fundações e Associações conveniados à SUSAM e SEMSA.

 

  1. 2. PERFIL DO EGRESSO

A UFAM deverá formar um profissional fisioterapeuta generalista, humanista, pesquisador, com formação continuada, contextualizado político e culturalmente, atuante nos vários níveis de atenção à saúde, com visão formadora de docente, administrativa e representativa em saúde; capacitado a realizar procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção fisioterapêuticas nas disfunções cinético-funcionais dos vários sistemas, de acordo com os princípios éticos, bioéticos, morais e deontológicos, de forma individual e/ou coletiva, promovendo o desenvolvimento científico, com domínio de saberes e competências inerentes à Fisioterapia.

Assim, o graduado em Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM apresentará condições de exercer a profissão de fisioterapeuta, utilizando-se dos recursos fisioterapêuticos como meio de educação, reeducação e tratamento dos seus pacientes, promovendo-lhes a saúde física, mental e social, possibilitando, assim, uma melhor qualidade de vida àqueles indivíduos e à sociedade em geral. Considerando que sua formação será generalista, o fisioterapeuta encontrar-se-á devidamente capacitado para atuar em todas as áreas concernentes à profissão, tanto no atendimento clínico (em todos os níveis de atenção à saúde), como na área escolar e no desenvolvimento de pesquisas científicas, respeitando o código de ética profissional e as demais Resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

registrado em:
Fim do conteúdo da página