Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lic Ed Física Diurno
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Educação Física - Diurno

Publicado: Terça, 10 de Julho de 2018, 12h56 | Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 10h39 | Acessos: 2842

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - DIURNO

COORDENADOR DO CURSO: PROF DR LUCIO FERNANDES FERREIRA

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

PROJETO PEDAGÓGICO LIC ED FÍSICA - DIURNO

ESTRUTURA CURRICULAR LIC ED FÍSICA IB02 - DIURNO

 

APRESENTAÇÃO

 O curso de Educação Física nasceu na antiga Faculdade de Filosofia, na Rua Tapajós, no centro da cidade de Manaus, em 1969, tendo iniciado suas atividades em março de 1970. Passou pelas dependências do Atlético Rio Negro Clube, no centro da cidade, igualmente pelas dependências do Círculo Militar de Manaus, no bairro de São Jorge, até conseguir instalar-se definitivamente no setor sul do Campus Universitário, no bairro do Coroado, sendo o primeiro curso a funcionar no Campus. No Estado do Amazonas a necessidade do curso superior em Educação Física está aliada aos fatores da falta de formação de profissionais qualificados na área. Destaca-se a situação de municípios do interior do Estado e de muitos grupos populacionais localizados nas calhas dos rios, onde a população não pode chegar a capital do Estado para fazer um curso presencial. A Licenciatura em Educação Física pretende formar profissionais de Educação Física habilitados ao exercício profissional em estabelecimentos de ensino, tanto do contexto público quanto particular, das redes municipal e estadual. O licenciado em Educação Física, ao final do curso, estará apto a atuar na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).

 DADOS DO CURSO

  1. a) Nome do curso:LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

  2. b) Modalidade oferecida:  Licenciatura
  3. c) Titulo acadêmico oferecido:Licenciado em Educação Física

    d) Modalidade de ensino:Presencial
  4. e) Regime de matrícula: semestral
  5. f) Tempo de integralização: mínimo: 4 anos; máximo: 7 anos
  6. g) Carga horária mínima: 140 horas
  7. h) Número de vagas autorizadas:

 Processo Seletivo Contínuo: 35;
 Processo Seletivo Macro: 15

  1. i) Turnos de funcionamento do curso: Diurno
  2. j) Endereço e funcionamento do curso: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, localizada no Mini Campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM):  Rodrigo Octávio Ramos, 6.200, Setor Sul Jordão, Coroado I.
  3. k) Forma de ingresso: PSC (Processo Seletivo Contínuo) e ENEM/SISU (Sistema de Seleção Unificada) – 50% para cada. Outras formas de ingresso seriam: Processo Seletivo Macro Verão, o Processo Seletivo Extramacro, a Transferência Ex-Offício (obrigatória), Programa de Estudante Convênio e Aluno Cortesia (conforme Regimento Interno da UFAM)
  4. l) Atos legais do curso: foram definidas pela Resolução CNE/CES Nº 7/2004, de 31 de março de 2004.
  5. m) Conceito de Curso em 2016:3
  6. n) Resultado do ENADE no último triênio:3
  7. o) Relação de convênios vigentes do curso com outras instituições: Seduc e Semed

    Perfil do Egresso:

O Licenciado em Educação Física é responsável pelo planejamento, execução e avaliação da prática da Educação Física como componente curricular, junto à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Portanto, faz-se necessário uma formação abrangente que esteja guiada pelo critério da orientação científica, da integração teoria e prática e do conhecimento do homem e sua corporeidade; da cultura, principalmente, das atividades físicas, recreativas e esportivas; da sociedade e da natureza, além das possibilidades de interação desses conceitos que permitam uma plena intervenção profissional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página