Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PRONEURO
Início do conteúdo da página

PRONEURO

Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 10h41 | Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2019, 09h56 | Acessos: 1808

Links relacionados:

PRONEURO / NÚCLEO MULTIPROFISSIONAL DE REABILITAÇÃO NEUROFUNCIONAL

Coordenadora: Prof Drª Carmem Silvia da Silva Martini

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

     O PRONEURO é um programa de extensão institucionalizado em janeiro do ano de 2016.

     O objetivo do PRONEURO é promover a reabilitação multiprofissional de pacientes com déficit neurofuncional.

     A assistência à saúde é promovida por estudantes, professores e profissionais da saúde, tendo como caráter multiprofissional e interdisciplinar (Enfermagem, Assistente Social, Psicologia, Educação Física e Fisioterapia), focado na área da reabilitação neurofuncional.

     A assistência de reabilitação multiprofissional é desenvolvida por dois “NÚCLEOS”: o primeiro é o Núcleo HUGV, onde os residentes (R2), da Residência Multiprofissional em Saúde Funcional do Hospital Universitário Getúlio Vargas/HUGV (Enfermeiros, Educadores Físico, Fisioterapeutas, Psicólogo e de Assistente Social), que fazem a reabilitação multiprofissional no leito, quando da internação na Clínica Médica e, à triagem quando receberem a alta hospitalar, para serem encaminhados ao Núcleo FEFF; e o segundo é o Núcleo FEFF, onde os acadêmicos do curso de Fisioterapia e Educação Física, Fonoaudiologia fazem a reabilitação, bem como os residentes, frente o atendimento ambulatorial que é realizado no Laboratório de Neurociências e Comportamento e no Laboratório de Hidroterapia na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/UFAM, prevendo 27.648 (vinte e sete mil, seiscentos e quarenta e oito) atendimentos no ano.

            Nosso apoio vem de profissionais de Neurologistas/HUGV, Educação Física/FEFF, Fisioterapia/FEFF, Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo/HUGV e Fonoaudiólogo (externo UFAM).

ACADÊMICOS/CURSOS/UFAM

FISIOTERAPIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

BOLSISTAS

PRONEURO

4

1

ADENEURO

2

-

VOLUNTÁRIOS

INSTITUIÇÕES/CURSOS

FISIOT.

E.F.

PSIC.

FONO.

UFAM

4

3

-

-

UNINORTE

1

-

-

-

FAMETRO

-

-

-

6

PROFISSIONAIS COLABORADORES

INSTITUIÇÕES/CURSOS

FISIOT.

E.F.

PSIC.

FONO.

UFAM

2

4

-

-

EXTERNO

-

-

-

1

Colaborador

-

-

1

-

TOTAL

34

           

      No Núcleo FEFF, os atendimentos ocorrem as terças (3af) e quintas (5af) das 8 às 12h, no Laboratório de Estudos em Neurociências e Comportamento e Laboratório de Hidroterapia/FEFF, no Bloco C, com quatorze (14) atendimentos por cada duas (2) horas. As segundas, quartas e sextas-feiras desenvolvemos trabalhos no que tange a discussão dos casos, palestras, planejamentos, avaliações neurofuncional e cognitiva da população encaminhada.

     A população atendida é de adultos com déficits cognitivos e funcionais no que envolve a doença de Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Acidente Vascular Cerebral, Ataxia Espinocerebelar, Polineuropatia Diabética, Síndrome de Guillain-Barré, Paraparesia Espástica Tropical, Dermatopolimiosite.

     Quanto aos pacientes, eles recebem orientação sobre: as atividades a serem desenvolvidas em seu domicílio; a continuidade da atividade sistematizada antes e após alta; os cuidadores são orientados quanto à maneira de lidar com o paciente, como:

. auxílio na locomoção, transferências, cuidado com a pele, prevenção de quedas.

. prevenção e controle de alterações de pele e esfincterianas

. principais distúrbios relacionados à disfunção neurológica.

. estimulação à deambulação.

. orientações para curativos.

. orientação para utilização de colchão piramidal.

. conhecimento básico sobre à doença.

. orientações ao paciente e família sobre atividades da vida diária.

     Ainda, os pacientes assinam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, relatando o objetivo do nosso trabalho, consentindo o registro de imagens, que está aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE31075814.0.0000.5020, por meio do projeto de pesquisa, donde desenvolvemos nossos estudos.

     Conseguintemente, o sistema nervoso central (SNC) é constituído por uma rede de células nervosas (neurônios) que se comunicam via axônios e dendritos, transmitindo as informações vindas do cérebro à musculatura, via sistema nervos periférico (SNP), bem como regula às funções involuntárias do corpo (sistema nervoso autônomo ou vegetativo) e, que ao sofrerem uma lesão (transitória ou definitiva) poderá afetar a estrutura corporal e sua capacidade funcional.

      

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página